Toda menina um dia se transforma em mulher. Até chegar a esta fase, ela passa pela adolescência, talvez uma das mais transformadoras, pois nesta fase há muitas mudanças que o corpo humano passa. Isso acontece devido a puberdade, e nesta ocasião, especialmente, o ginecologista é mais que necessário. O intuito é apontar tudo o que se precisa saber para manter a saúde em dia.
Entrar na adolescência é complicado para algumas meninas. Sentimentos como vergonha e até medo, podem surgir em diversos momentos, durante esse período.
E, a ideia de que a filha vá começar, em algum momento de sua história, a ter vida sexual ativa é algo que dá arrepios em muitos pais. Por isso, adiam a primeira visita ao ginecologista. Porém, esse é um erro que pode custar caro.
Para esclarecer algumas dúvidas e explicar a importância de procurar um profissional, conversamos com a médica ginecologista, Dra. Érika Viviane Góes de Paula. Preparadas? Vamos lá!
Prime - O que é puberdade? Quais as principais mudanças no corpo?
Dra. Érika - Puberdade é um período de transição entre a infância e a vida adulta. Nas meninas começa por volta dos 9 anos. É a época em que acontece o estirão, cresce a massa muscular, a massa óssea e também o desenvolvimento dos caracteres sexuais. É quando também aumenta o suor. Os caracteres sexuais têm uma ordem, sendo a Telarca, a Pubarca e depois a Menarca. A Telarca é quando começa a crescer as mamas, a Pubarca quando cresce os pelos pubianos e das axilas e finalmente a Menarca que é a primeira menstruação.
Prime - Quando acontece a primeira menstruação?
Dra. Érika - A primeira menstruação acontece quando tem o amadurecimento do eixo que comanda a ovulação. A menina ovula a primeira vez e 14 dias depois tem a primeira menstruação.
Prime - Que cuidados a jovem deve ter com a saúde nesta etapa?
Dra. Érika - Nesta fase, como em todas da vida, é importante manter a higiene. É um tipo de higiene diferente, que a menina terá que aprender agora, e claro, a manutenção do peso é uma coisa muito importante nesta fase, como em outras, com a prática de atividade física. A menstruação começa nesta fase, mas não é regulada como em uma mulher adulta. Normalmente até os 16 anos ela fica regular, mas no início da puberdade a menstruação pode ser irregular e também abundante. Também pode demorar até seis meses entre uma e outra, ou pode vir várias vezes no mesmo mês, podendo ainda sangrar entre um ciclo e outro. Hoje em dia existem absorventes próprios para adolescentes, pois elas sangram além do normal, têm maior volume e maior número de dias. Isso tende a regularizar conforme vai acontecendo o amadurecimento do corpo.
Prime - Quando a adolescente deve procurar um ginecologista? Qual a importância de fazer a primeira consulta? E o que a adolescente deve saber antes de ter a primeira relação sexual?
Dra. Érika - É importante procurar um ginecologista nesta fase para ver se este desenvolvimento está acontecendo da maneira correta e na época esperada, como por exemplo, quando a menstruação excessiva começa a atrapalhar as atividades do dia a dia, para que possa haver algum manejo a respeito disso e também para receber orientação em relação a higiene e qualidade de vida. Também para receber orientações em relação a atividade sexual, pois nesta fase da puberdade, a maioria das meninas têm a primeira relação sexual. A média da mulher brasileira é por volta dos 15 anos, e é importante passar no ginecologista antes disso acontecer para receber orientação a respeito de contracepção, de doenças sexualmente transmissíveis, para aprender a usar camisinha, tomar uma pílula, ver se o ciclo menstrual está ok, etc.
Prime - Como fazer a higienização correta do órgão sexual?
Dra. Érika - Em relação a higiene da vulva, a adolescente de afastar os grandes lábios dos pequenos lábios e passar água com sabonete de preferência neutro. Nunca, jamais, em tempo algum, fazer ducha vaginal, introduzir líquido, sabonete e o dedo para limpar, isso não é necessário, o corpo produz uma secreção vaginal normal, a qual é responsável pela defesa e pela lubrificação. Lavar só por fora a vulva e com sabonete neutro. Aparar os pelos de vez em quando é bom, não precisa depilar tudo, pois isso também tira a defesa. Não usar protetor diário, pois ele abafa a entrada da vagina e começa a dar corrimento. A secreção vaginal que sai todo o dia um pouquinho, que molha a calcinha é normal e é uma defesa corporal. A ideia da calcinha é exatamente absorver esta secreção. É claro que se esta secreção aumentar, começar a ter coceira e mau cheiro aí já é corrimento e precisa passar por um ginecologista.
Prime - O que você diria como conselho médico para as adolescentes que ainda não tiveram uma consulta com um ginecologista?
Dra. Érika - Como conselho para uma adolescente que ainda não passou por um ginecologista é consultar, mas pedir sempre a orientação de adultos confiáveis antes disso acontecer, como professoras e a própria mãe. É muito importante passar pelo profissional para tirar as dúvidas e para verificar se está tudo acontecendo como o esperado.