Em tempos de redes sociais e padrões estéticos inalcançáveis, a busca pelo “corpo perfeito” tem levado muitas pessoas a adotarem estratégias radicais e perigosas. A perda de peso a qualquer custo virou meta — e isso pode custar caro à saúde física e mental.
De acordo com o médico endocrinologista, Dr. Luiz Fernando Santos, o emagrecimento saudável vai muito além do número mostrado pela balança. Envolve reeducação alimentar, equilíbrio hormonal, bem-estar psicológico e acompanhamento profissional.
Prime - Na busca do corpo perfeito, as pessoas querem a todo o custo respostas rápidas. Quais as principais advertências de um médico endocrinologista?
Dr. Luiz Fernando - O emagrecer não é somente baixar peso na balança e infelizmente é isso que vem sendo buscado cada vez mais e custe o que custar e pode acarretar vários transtornos metabólicos e hormonais.
Prime - Muitos recorrem ao uso de esteroides anabolizantes para alcançar rapidamente um físico desejado. Quais os riscos as pessoas correm ao usar este tipo de substância?
Dr. Luiz Fernando - O uso de anabolizante sem nenhum acompanhamento pode trazer sérios riscos à saúde como aumento do colesterol, aumento da hemoglobina (que deixa o sangue mais viscoso), queda de cabelo, aumento mamário (ginecomastia), atrofia testicular e esterilidade.
Prime - Muitos têm feito o uso de medicamentos utilizado no tratamento de diabetes para emagrecer. Quais os riscos que isso pode causar?
Dr. Luiz Fernando - Os medicamentos para o diabetes podem sim ocasionar uma perda de peso, uma vez que melhora a resistência de insulina e favorece o metabolismo, mas sempre deve ser acompanhado por médico para que não tenha nenhum efeito colateral como uma hipoglicemia, por exemplo.
Prime - As pessoas também correm o risco de adquirir transtornos alimentares?
Dr. Luiz Fernando - Sem dúvida na busca pelo corpo perfeito, o uso incorreto de medicações entre outras substâncias, podem com certeza causar transtornos alimentares como bulimia, disbiose intestinal, doenças inflamatórias intestinais, além de compulsão alimentar.
Prime - O uso de diuréticos também pode influenciar a saúde das pessoas?
Dr. Luiz Fernando - Com certeza influencia na saúde, já que nosso corpo é composto por cerca de 70% de água e quando se faz uso indiscriminado de diurético, pode trazer várias repercussões negativas para o corpo como alteração celular, podendo causar câimbras, desidratação e distúrbios hidroeletrolíticos.
Prime - Como a busca pelo corpo sem defeitos pode impactar a saúde mental e fisiológicas dos jovens?
Dr. Luiz Fernando - Essa busca contínua e desenfreada pode causar muitos transtornos emocionais, quando não é atingido a meta por exemplo, assim como casos de bulimia, anorexia e causas físicas como desnutrição proteica, desidratação, distúrbios gastrointestinais, entre outros.
Prime - Quais são os sinais de que a busca pelo corpo perfeito merece atenção?
Dr. Luiz Fernando - Às vezes esses sinais passam batido, mas na vida tudo em excesso merece atenção, além da autocrítica constante, sensação de inferioridade e entre outros.
Prime - Como emagrecer e manter a saúde do seu corpo intacta? O que o médico endocrinologista recomenda?
Dr. Luiz Fernando - Emagrecer é algo muito mais complexo que perder peso de balança eu recomendo o tratamento multidisciplinar com nutricionista, atividade física e sono regular, além é claro de acompanhamento médico.