A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itapeva) tem se destacado na região pelo atendimento humanizado, qualificado e multidisciplinar às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Atualmente, são mais de 240 pessoas assistidas, vindas dos municípios de Itapeva, Nova Campina, Taquarivaí e Ribeirão Branco.
Mesmo diante de desafios constantes, a APAE segue ampliando suas ações com foco no bem-estar, na autonomia e na inclusão de seus atendidos, além de oferecer apoio integral às famílias.
A entidade atua nas áreas de Educação com a Escola de Educação Especial (a partir de 7 anos), CAEE (0 a 6 anos, em contraturno) e Inclusão por Libras e apoio à rede municipal; Saúde com atendimento em psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, neuropediatria, enfermagem e nutrição, além das modalidades SUS, convênios e particular; Assistência Social com acolhimento, escuta, visitas domiciliares e orientação de direitos. Além de projetos especiais: Miguel Ebenezer, Casa das Mães e Cuidadoras, Casa dos 30+, Pet Terapia, Equoterapia e Musicalização.
Mais de 90 profissionais atuam na APAE Itapeva, entre especialistas da saúde, educação, assistência social e setor administrativo — todos comprometidos com um atendimento individualizado e transformador.
Como ajudar?
A APAE é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, sustentada por convênios públicos e atendimentos via SUS, doações de pessoas físicas e jurídicas e campanhas solidárias e eventos beneficentes.
Você pode contribuir com doações financeiras, materiais, trabalho voluntário ou participando das campanhas. Entre em contato pelas redes sociais ou telefones oficiais da APAE Itapeva e saiba como fazer parte dessa rede do bem.
Luta contra o preconceito
Apesar dos avanços, o preconceito ainda persiste. A APAE atua diariamente para promover a conscientização e o respeito, combatendo visões ultrapassadas e defendendo os direitos e o valor de cada pessoa. “Infelizmente o preconceito ainda existe em algumas situações. A APAE trabalha diariamente para romper essas barreiras, mostrando que todos têm valor, direitos e potencial”, comenta Milton Junior, coordenador a entidade.
Inclusão é um direito
A sociedade está mais aberta, mas ainda há muito a conquistar — principalmente em educação, trabalho e convivência social. A APAE acredita que a inclusão só se constrói com cuidado, amor e dedicação. “Percebemos uma melhora na forma como a sociedade trata essas pessoas. Há mais diálogo, mais informação e mais espaços de inclusão. Porém, ainda há desafios a vencer, principalmente no acesso ao mercado de trabalho, à educação de qualidade e à convivência respeitosa no dia a dia. É fundamental continuarmos lutando por uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, enfatiza Milton Junior, que também desabafa: “A inclusão não é um favor — é um direito. E só se constrói com cuidado, amor e dedicação. Cada pessoa atendida pela APAE carrega consigo histórias de superação e potencial. Apoiar essa causa é dar voz, dignidade e oportunidade a quem tanto tem a oferecer. Vamos juntos fazer a diferença”, desabafa Milton Junior.