1. Marcelo, qual a importância da subsede social do SINTICOM Itapeva para os trabalhadores de Capão Bonito?
MSB: "A sub-sede de Capão Bonito é um ponto de apoio essencial. Foi criada para facilitar o acesso dos nossos associados aos serviços do sindicato, evitando a necessidade de deslocamento até a sede em Itapeva. Com essa proximidade, conseguimos atender melhor os trabalhadores, garantindo que tenham suporte na defesa de seus direitos."
2. Quais são os principais setores que o sindicato atende em Capão Bonito? Existem demandas específicas nesses segmentos?
MSB: Dentre todas as outras categorias que representamos, as principais são sem dúvidas: construção civil e serrarias. A demanda mais comum é a busca por melhores condições de trabalho e a regularização de direitos. Estamos comprometidos em garantir que esses direitos sejam respeitados, permitindo que os trabalhadores se exerçam suas funções em um ambiente seguro e digno.”
3. Como o SINTICOM Itapeva e a subsede social contribuem para a melhoria das condições de trabalho e a garantia dos direitos dos trabalhadores?
MSB: “Atuamos de forma ativa em Capão Bonito, realizando visitas regulares às obras e empresas, fiscalizando o cumprimento das convenções coletivas e da legislação trabalhista. Quando encontramos irregularidades, buscamos dialogar com as empresas para uma solução rápida e justa. A subsede facilita socialmente o contato direto com os trabalhadores, permitindo que eles relacionem problemas de forma mais ágil, ou que nos ajude a agir de maneira eficaz.”
Em nome da diretoria do SINTICOM Itapeva e, em especial, dos diretores Eli Carlos e Francisco Carlos Ribeiro Silva (Chico Feijoada), diretores da subsede de Capão Bonito, eu, Marcelo Santos Barbosa, tenho a satisfação de representar essas entidades. Orgulhosamente, falo também em nome da FETICOM e seu presidente, Gilmar Guilhem. Representando toda equipe celebro a força do trabalho e o progresso do povo capão-bonitense, que é a verdadeira razão do nosso compromisso e dedicação.