O seu ‘agora’ precisa de você

O passado não volta mais e o futuro ainda não existe

Quão difícil é viver preso ao passado ou imaginando o que pode acontecer lá na frente? É dolorido viver pensando “como eu queria voltar a tal época, em determinada situação”, enfim. E também nos paralisa viver projetando como seria um futuro que sequer existe, “eu vou ser feliz quando acontecer tal coisa”.

Vamos pensar no mundo em que vivemos. A sociedade atual impõe padrões de comportamento e aceitação, que colocam em dúvida ações cotidianas, como suportar determinadas situações em um relacionamento. Para uns, pode significar lidar com as diferenças do outro, já alguns dizem ser ‘desaforo’ ter que ‘engolir’ coisas e acham viável terminar, sem buscar resolver. Isso assimila a um eletrodoméstico, por exemplo, que quando estraga alguma peça é facilmente descartado, ao invés de ser consertado.

Não existe mais o prazer em esperar a mãe preparar o seu bolo preferido, é mais fácil passar em uma padaria e pegar pronto, pois quer comer naquela hora, né? A pandemia contra a Covid-19 agravou ainda mais essa situação de imediatismo, de querer tudo para ‘ontem’ e, desta forma, não aproveitar o agora. Tais prazeres imediatos também tem ligação a necessidade em se blindar do mundo. Quanto mais sentir prazer, mais evitará de sentir dor, se decepcionar, sofrer. Como se os momentos de satisfação pudessem estancar feridas do corpo e mente. Mas tudo isso também tem deixado marcas, assim como a necessidade em se destacar e agradar ao outro, em busca dos likes e aprovação de pessoas que você sequer conhece nas redes sociais.

Na clínica contemporânea da Psicanálise, o processo somente fluirá quando o paciente tiver confiança no seu analista e uma relação de respeito construída, de forma que ele sinta que aquele é o seu lugar, o seu espaço, afinal, o psicanalista tem diversos pacientes, mas ele só tem um analista.

Entender o que o paciente está sentindo, qual a sua dor, angústia, medo, entre outros sentimentos, criar uma aliança terapêutica e aos poucos ir decodificando situações é o primordial para que as sessões fluam de forma positiva.

Cuidar da sua saúde mental é algo que somente você pode fazer por você mesmo. Dê esse passo!

Juliana Carli Ferreira
Psicanalista 
(15) 99638-4143

PUBLICIDADE